sábado, 14 de março de 2009

Sutis diferenças

Há algum tempo estava passando (ou repassando) um programa na TV Cultura que se chamava "Invenção do contemporâneo" que falava desse momento que estamos vivendo hoje: crise cultural, pós-modernidade, sustentabilidade, etc. E um dos professores estava citando as diferenças entre modernidade e pós-modernidade (e agora o termo hipermodernidade se adéqua mais ao contexto). A ver:

- modernidade é construir um avião, com várias teclinhas úteis, ambiente limpo e bem-estruturado, para ir de um lugar a outro em algumas horas a passeio. Pós-modernidade é você praticamente viver dentro de um avião, de um lugar a outro, a trabalho, portanto, por obrigação.

- Pós-modernidade é ir para uma casa de campo curtir a natureza e levar um DVD, porque ninguém aguenta tanta natureza.

Então eu comecei a observar esses exageros.

- moderno é tomar banho com sabonete para retirar a sujeira; pós é ter um sabonete para o rosto, outro para o corpo, outro íntimo e um esfoliante, para retirar células mortas uma vez por semana.

- moderno é refrigerante; pós é suco natural...de caixinha!

- moderno não gosta de sujeira; pós retira todos os pêlos do corpo, porque é mais higiênico.

- moderno é ter um telefone; pós é ter um celular que manda mensagem, toca mp3, filma, fotografa, tem jogos e...telefona!

- moderno é ter uma tomada elétrica (é só ligar o fio do aparelho e tudo funciona); pós é ter tantos fios de tantos aparelhos que uma tomada é pouca.

- moderno é destruir a natureza para construir desenvolvimento e tecnologia, pós é culpar o índio por desmatar a floresta para seu próprio sustento.

E por aí vai...

Nenhum comentário: