domingo, 15 de março de 2009

Dia do consumidor

Em homenagem ao dia do cidadão pós-moderno, que só o é pelo fato de consumir, uma historinha:

- Boa tarde, você tem creme hidratante para o cabelo?
- Tenho sim...olha, tem esse de azeite de oliva que é muito bom, porque ele repõe o óleo natural que o cabelo perde a cada lavagem e, além de hidratar profundamente os fios, ele produz uma camada protetora.
- Nossa! Mas esse é muito bom, hein?
- Excelente!
- Você já usou?
- Não, mas é muito bom...Ah! E tem esse também...10 em 1...
- 10 em 1???
- É edição especial, possui as 10 maravilhas para o cabelo...concentrado de azeite de oliva, extrato de tutano de boi, cera ceramidas, nano-partículas, creatina fortificada, antioxidante, óleo de semente de manga, silicone, D-pantenol e gel de babosa. Perfeito!
- Maravilhoso! Mas o cabelo precisa de tudo isso mesmo?
- Claro! A mulher moderna não pode ficar perdendo tempo só cuidando do cabelo, tem que ser prática! 10 elementos em 3 minutos.
- 3? Então esse é muito melhor que o outro!
- É, mas isso depende do que seu cabelo precisa. Nesse pode de 10 elementos você levará menos concentrado de azeite de oliva, se o seu cabelo precisa mais de reposição de óleo, é melhor você levar o de azeite.
- É verdade...
- Ah! Estava me esquecendo do lançamento...esse utiliza as plantas da Amazônia descobertas pelos índios...são ótimas para o cabelo.
- ?
- Olha...essa planta aqui...auác...peraí...auácanas...é, é isso. Hidrata tanto, que deixa o cabelo super macio, sedoso.
- Mas ...índio hidrata cabelo?
- Mas é claro!!!!! Você nunca viu os cabelos das índias? Menina, é cada cabelão, precisa de ver.
- ...
- Então, qual você vai levar?
- Eu não sei.
- Mas é você quem conhece seu cabelo melhor do que ninguém. Só você pode saber o que é melhor para ele.
- ... (Pensamentos)
- (Sorriso)
- Tsc... (Descontentamento)
- (Sorriso)
- Ah! Me dá um Neutrox mesmo.
- (Risos). Só isso mesmo?
- Só. (Olhando desoladamente ao redor como se procurasse algo).
- Seu troco, obrigada. (Sorriso)
- Obrigada. (Sorriso sem mostrar os dentes, insatisfação.)
Moral da história: modernidade é não ter o que escolher, pós-modernidade é não conseguir escolher e tendo escolhido fica a eterna insatisfação de não ter optado pelo outro.

2 comentários:

Unknown disse...

Mas, é isso aí. Realmente se "vende" o que não se conhece, se fala do que não se sabe, conlui-se em cima do óbvio. E, nós, pisantes, somos essa eterna contradição do pensante e do engolidor. Até que um deles seja um déficit.

Eu já passei por isso inúmeras vezes. Acho que sou pós-moderna. (sorriso tímido,sem mostrar os dentes).

Fantástica análise (sorriso largo. moderno.)

Andrea disse...

Na verdade, ninguém sabe nada. Inovar não é diferencial, é pré-requisito, então o mercado está sempre inovando seus produtos e serviços, a ponto de nem eles entenderem, quem dirá nós, pobres mortais, que estamos cada vez mais perdidos.